Click Interiores

Contato
Projetos Click Interiores

Pop Art na Decoração

Por Tiana Meggiolaro
segunda-feira, 6 de junho de 2016.
Em Boas Ideias, Inspiração


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Pop Art  é um movimento artístico surgido na década de 1950 no Reino Unido e nos Estados Unidos. Lawrence Alloway foi o criador e um dos principais participantes. Os artistas deste movimento buscaram inspiração na cultura de massas para criar suas obras de arte, criticando de forma irônica a vida cotidiana materialista e consumista, assim demonstrando com suas obras a massificação da cultura popular capitalista. Latas de refrigerante, embalagens de alimentos, histórias em quadrinhos, bandeiras, panfletos de propagandas e outros objetos serviram de base para a criação artística deste período. Os artistas trabalhavam com cores vivas e modificavam o formato destes objetos. Repetir várias vezes um mesmo objeto, com cores diferentes e a colagem foram técnicas muito utilizadas. A televisão, o cinema, os meios de comunicação de massas forneceram os símbolos que alimentaram os artistas Pop. O sentido e os símbolos da Arte Pop pretendiam ser universais e facilmente reconhecidos por todos, numa tentativa de eliminar a distância entre a arte erudita e a arte popular. O movimento Pop Art é o marco de passagem da modernidade para a pós-modernidade na cultura ocidental. O  Independent Group (IG), fundado em  Londres em 1952, é reconhecido como o precursor do movimento Pop Art. O grupo, formado entre outros pelos artistas Lawrence Alloway, Richard Hamilton, Eduardo Paolozzi e Reyner Banham tinha como objetivo criar arte que atingisse as grandes massas. Nos Estados Unidos, os nomes de Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Claes Oldenburg, James Rosenquist e Tom Wesselmann, surgem como os principais representantes da Pop Art em solo norte-americano. Os trabalhos desses artistas trazem semelhanças nas temáticas abordadas, no desenho simplificado, na intensidade das cores, e na atenção concedida aos objetos comuns e à vida cotidiana. Andy Warhol foi uma das figuras centrais do movimento Pop Art nos Estados Unidos. Andy Warhol criou muitas das suas obras em cima de mitos. Ao retratar ídolos da música popular e do cinema, como Michael Jackson, Elvis Presley, Elizabeth Taylor, Brigitte Bardot e sua favorita,  Marilyn Monroe, Warhol mostrava o quanto personalidades públicas são figuras impessoais e vazias. Ele mostrava isso associando a técnica com que reproduzia estes retratos, numa produção mecânica ao invés do trabalho manual. Da mesma forma, utilizou a técnica da serigrafia para representar a impessoalidade do objeto produzido em massa para o consumo, como as garrafas de Coca-Cola e as latas de sopa Campbell.

 

ilovesensus

via : ilovesensus

 

casafashionista

via : casafashionista

 

A palavra Pop Art, é uma abreviação do inglês “popular art”, ou arte popular. Em inglês outro significado para a palavra “pop” é estouro, ou seja a arte pop, também é para produzir um efeito estrondoso … inovador … vibrante … kitsch … O estilo Pop Art está associado à cores, irreverência, energia  e originalidade.

O estilo Pop Art pode ser aplicado na decoração de interiores, nos mais variados ambientes da  casa, de acordo com a criatividade e ousadia de cada morador. Como o esquema de cores desse estilo é forte e vibrante, o espaço não deve ser sobrecarregado. O ideal é escolher duas cores contrastantes e uma cor neutra para compensar. Na escolha dos móveis e acesssórios, blocos de cor podem ser usadas para complementar, assim como algumas estampas. Mobiliário dos anos 60, ou com um ar retrô também podem complementar a decoração. Seja pela intensidade das cores ou pela abundância das superfícies com brilho, o mobiliário pop é original e futurístico. Como regra, ele é arredondado, plástico e em cores fortes.

POP ART e o efeito “WOW”, estão sempre juntos ! A gama de cores vivas e intensas, levantará qualquer ambiente na sua decoração e chamará atenção. Sejam imagens gráficas, industriais, personagens femininos ou de quadrinhos, o efeito será sempre surpreendente !

Que tal deixar um pouco do estilo Pop Art entrar e divertir a sua casa ?

 

 

architectureartadesigns3

via : architecturesartdesigns

 

ideasforinterior2

via : ideasforinteriors

 

itlook

via : itlook

 

architectureartdesigns4

via : archtecturesartdesigns

 

architecturesartdesigns6

via : architecturesartsdesigns

 

architectureartdesigns2

via : architecturesartdesigns

 

amotudoisto

via : amotudoisso

 

architecturesartdesigns5

via : architecturesartdesigns

 

flickr

via : flickr

 

dicasdemulher

via : dicasdemulher

 

blog.shiito

via : blog.shiito

 

dining-room-with-pop-art-1462

via : google

 

bestofinteriors

via : bestofinteriors

 

decoholic3

via : decoholic

 

decoholic

via : decoholic

 

bestofinteriors7

via : bestofinteriors

 

decoholic2

via : decoholic

 

revistacasaejardim

via : revistacasaejardim

 

elledecor2

via : elledecor

 

flashdecor.livejournal

via : flashdecor.livejournal

 

homeizea

via : homeizea

 

ideasforinterior3

via : ideasforinterior

 

ideasforinterior4

via : ideasforinterior

 

interiorholic

via : interiorholic

 

capabbel 4e0ac80a-0b65-4599-8a63-619dfab8ab07

via : bbel

brincandodedecorar

via : brincandodedecorar

 

 





Tags

Mais sobre Inspiração

Mais sobre Boas Ideias

Publicidade

No Banner to display

  • Monica Motta

    Amei!!!!!! que vontade de mudar minha casa!

    • http://www.clickinteriores.com.br Click Interiores

      Oi Monica !!! é só se animar e começar a mudar !!! beijo grande