Click Interiores

Contato
Projetos Click Interiores

Um Giro Pela Casa Cor RJ 2014

Por Bia Mayrinck
quarta-feira, 29 de outubro de 2014.
Em Feiras/Mostras, Pelo Mundo


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Em sua 24a edição, a Casa Cor Rio ocupa, a partir de 29 de outubro, um novo prédio de arquitetura arrojada que integra a expansão do CasaShopping e mostra soluções de aproveitamento de espaço para estúdios, apartamentos de pequenas metragens e lofts.

As cidades crescem, os apartamentos diminuem. Perdem em metragem, mas ganham em conforto e tecnologia. Nesses novos tempos, sem empregados domésticos, as cozinhas estão menores e as áreas de serviço sumiram, vários ambientes integrados surgiram nessa edição da Casa Cor, vem dar uma primeira olhada conosco !

 

NO QUARTO ANDAR:

 

ALEXANDRE MAGNO – ESTÚDIO DO JOVEM EXECUTIVO

Um ambiente projetado para uma pessoa prática, moderna, de hábitos simples e totalmente conectada com o mundo e suas tecnologias. É assim o Estúdio do jovem executivo. Seguindo a tendência de open space, os espaços íntimo e social foram integrados. Destaque para a parede curva com aplicação de listras, os móveis desenvolvidos com exclusividade e outros de design que criaram um ambiente sofisticado para esse personagem, que aprecia obras de arte e modernidade.

 

ALEXANDRE MAGNO

Via: vidaeestilo

 

ALEXANDRE GEDEON E HUGO SCHWARTZ – LOFT DO SOLTEIRO

A dupla, da Intown, tirou proveito do pé direito alto (quase 6 metros) para criar o Loft do solteiro. O rebaixo de gesso existente foi removido, deixando a estrutura da laje aparente. Um mezanino abriga o banheiro. No nível inferior, ambientes público e privado são diferenciados pelo piso, frio para a área social (cozinha, sala de estar e home theater) e de madeira para o quarto e o closet. O clima é bem industrial, inspirado nos lofts novaiorquinos. “A gente quis explorar a possibilidade de criar um ambiente confortável e requintado tirando partido de materiais brutos como o aço (no mezanino) e o concreto (na laje de teto)”, explica Hugo Schwartz.

 

cc92

Via: clickinteriores

 

cc91

Via: clickinteriores

 

EMMÍLIA CARDOSO – ESTÚDIO DO DESIGNER

A arquiteta faz uma homenagem ao designer Zanini de Zanine, que brifou o ambiente dos seus sonhos. “Ele queria um estúdio que tivesse também uma área gourmet e um lugar para receber os amigos e ouvir música”, conta Emmília.

 

cc1

Via: clickinteriores

 

GABRIELA ELOY E CAROLINA FREITAS – ESTÚDIO OUT

Um ambiente de 45m2, com quarto, sala de jantar, home theater e obras de arte por todos os lados. Um ponto de encontro de artistas que curtem trocar ideias, criar e se divertir em grupo. O Studio Out reúne peças de designers brasileiros que fizeram recentemente sucesso na IDA, feira de design da ArtRio.

 

cc2

Via: clickinteriores

 

ALEXANDRE LOBO E FÁBIO CARDOSO – COZINHA GOURMET

Uma certa rusticidade e total liberdade de criação – tanto para o chef, personagem do ambiente, como para os arquitetos que bolaram a Cozinha Gourmet. A dupla Alexandre Lobo e Fábio Cardoso aproveitou o espaço vazio e abriu sete vãos de janelas, duas espessuras de piso e dois níveis de teto, aproveitando o pé direito altíssimo.

 

AL FC vidaeestilo.terra.com

Via: vidaeestilo

 

cc4

Via: clickinteriores

 

FÁBIO BOUILLET E RODRIGO JORGE – APARTAMENTO CONTEMPORÂNEO

O apartamento foi criado para um casal sem filhos, na faixa dos 40, que curte receber os amigos. “Por ser um dos maiores espaços da Casa Cor, com 104m2, aproveitamos a amplitude e criamos um ambiente despojado, com áreas integradas, onde os moradores conseguem interagir com todos os cômodos praticamente ao mesmo tempo”, conta Fábio Bouillet.

 

cc5

Via: clickinteriores

 

ANDREA CHICHARO – LOFT FÉRIAS EM LISBOA

Sala e cozinha são integradas e quarto e banheiro estão separados por uma divisória de vidro. A cor predominante é o cinza, presente no piso e nas paredes em concreto da sala e do quarto e também no sofazão da área de estar. No hall, no banheiro e na cozinha, o chão foi revestido com tacos de madeira. Neste último espaço, por sinal, as paredes estão pintadas em pistache, mesma cor do tecido de alguns móveis.

 

cc6

Via: clickinteriores

 

MÔNICA PENAGUIÃO – LOFT DO ANTONIO

Monica Penaguião projetou o espaço dos seus sonhos. “Criei pensando em mim, um arquiteto viajante que valoriza arte e design e tem um lifestyle contemporâneo, descontraído e confortável”, descreve. O projeto segue o mesmo conceito dos lofts londrinos e novaiorquinos, em que o imóvel não recebe altos investimentos em acabamento, mas apresenta uma coleção luxuosa de peças assinadas por importantes designers.

 

cc7

Via: clickinteriores

 

ANA LILA DENTON E JUAREZ FARIAS – LOFT NO RIO

É um ambiente único. Quarto, sala, cozinha e banheiro integrados. Os arquitetos criaram um loft para um executivo que não mora no Rio, mas passa temporadas na cidade a trabalho e também a lazer. “Tudo muito prático, ao alcance da mão, um ambiente amplo e ultraconfortável”, descreve Ana Lila Denton.

 

cc81

Via: clickinteriores

 

MÁRCIA MULLER E MANU MULLER – SALA DE BANHO

A ideia é antiga – e o espaço, pouco comum nos ambientes contemporâneos. A Sala de banho, assinada por Márcia Muller e Manu Muller – mãe e filha, trabalhando juntas há quatro anos e pela primeira vez formando dupla na Casa Cor Rio –, traz de volta o bom e velho “banho com conforto”, aliado à novíssima tecnologia de produtos Deca. “Nossa inspiração foi um estilo de vida sofisticado, de grandes espaços, que infelizmente encontramos pouco hoje em dia”, explica Márcia. “O projeto não segue uma ‘tendência’, privilegiando conforto e bem- estar”, completa Manu.

 

cc82

Via: clickinteriores

 

IZABELA LESSA – LOFT DO CASAL COSMOPOLITA

A inspiração veio da Planta Livre de Le Courbusier, da década de 20, revisitada nos anos 70 pelos arquitetos de Nova Iorque, que revitalizaram antigos galpões industriais, transformando-os em lofts descolados para artistas famosos da época. “Ficaram conhecidos no mercado imobiliário como soft lofts ou loft apartments. Um tipo de residência menor, com quarto no mezanino, pé direito duplo, plano aberto, planta livre e, na maioria dos casos, com grandes áreas envidraçadas”, conta Izabela Lessa.

 

cc84

Via: clickinteriores

 

cc83

Via: clickinteriroes

 

DADO CASTELLO BRANCO – PAVILHÃO DA PISCINA

Na sala de jogos, o destaque é a mesa de pingue-pongue, desenho de Dado Castello Branco para a Etel. No living, poltronas de Jorge Zalszupin, mesa de centro Vermeil com desenho de Castello Branco e papel de parede exclusivo Orlean. O projeto luminotécnico, de Maneco Quinderé, valoriza a iluminação indireta, com tensoflex, rasgos, pendentes e alguns poucos pontos embutidos. Nas paredes, obras das galerias Nara Roesler, Lume, Tempo e Fotospot.

 

cc26

Via: clickinteriores

 

ANGELA MEZA – LAUNDRY LOUNGE

Com um clima industrial chique, a Laundry lounge foge do conceito de uma lavandeira tradicional. Projetada para a área comum de um condomínio, é um ambiente multifuncional, com espaço para lavar roupas e também para um lounge, adegabar, TV e gadgets. “Tirei proveito do pé direto alto, da tubulação aparente e da laje nervurada da construção, ainda no osso, criando um estilo urbano e moderno”, explica Angela.

 

cc9

Via: clickinteriores

 

PATRÍCIA FIÚZA – LOFT JOÁ

Os 84 m2 abrigam sala de estar e jantar, cozinha, quarto e banheiro – integrados, mas cada um com sua composição e individualidade. O uso criativo da marcenaria é o diferencial, assim como a utilização de pedra cimentícia nas paredes, que dá bossa ao ambiente e cria um contraste na composição. As cores são claras, clássicas como o cinza, o bege e o branco, com diferentes texturas e pontuadas aqui e ali por laranjas e azuis presentes em acessórios, como almofadas e mantas (criações do Atelier Guilha).

 

cc10

Via: clickinteriores

 

TIANA MEGGIOLARO E BIA MAYRINCK DO BLOG CLICK INTERIORES – SALA DO PRIMEIRO APÊ

Em clima de loft industrial, as arquitetas criaram esta sala, direcionada a um jovem morador apaixonado por ciclismo e que adora design. Instalações elétricas aparentes, concreto e tijolos nas paredes e telas em concreto, formando um movimento no teto, traduzem o conceito do ambiente. A base é cinza, mas há cor pontuando todo o espaço: nos pôsteres, nos azulejos, nos acessórios e móveis. “Escolhemos a Oppa para mobiliar nosso espaço pois ela reflete o ‘smart design’ que é o design funcional, divertido, sem frescura e que torna a vida das pessoas mais fácil ”, diz Tiana.

 

BIA1

Via: clickinteriores

 

BIA2

Via: clickinteriores

 

LEILA DIONIZIOS – Espaço Fitness

O ambiente de 54 m2 engloba academia e dois lounges, um de relaxamento e outro de convivência. “Fiz questão de conhecer o dia-a-dia e os hobbies do Gustavo Kuerten, homenageado do espaço. Assim, foi possível transformar um local típico de academia residencial em um ambiente casual com toques sofisticados”, conta Leila Dionizios.

 

cc11

Via: clickinteriores

 

RODRIGO BARBOSA – VARANDA LOUNGE BAR

Tudo gira em torno do bar! E no melhor estilo “East meets West”: o cotidiano brasileiro com toques do estilo de vida vindo da Ásia. Assim Rodrigo Barbosa, da RG Arquitetura, define o Varanda Lounge Bar, um espaço de 72 m2 aberto para os dois lados: a bela vista da lagoa de Jacarepaguá na frente e a onda carioca do CasaShopping atrás.

 

cc13

Via: clickinteriores

 

LEONARDO PASCUAL – CHOCOLATE COM CAFÉ

O Chocolate com Café, na verdade, é um lounge com cara de casa. “A ideia é fazer com que as pessoas entrem e se sintam logo à vontade”, diz Leonardo Pascual. Por isso mesmo, um sofazão (3m30 x 3m20), em formato de L, toma conta do ambiente. A paleta de cores é ao mesmo tempo quente e aconchegante, variando entre o bege e o marrom (do chocolate e do café).

 

cc14

Via: clickinteriores

 

LUIZ FERNANDO REDÓ (IN MEMORIAM) – JARDIM DE INVERNO REDÓ

Um ambiente confortável, elegante, bem contemporâneo e alegre. Assim o arquiteto Luiz Fernando Redó definiu seu Jardim de Inverno. Com o falecimento do arquiteto, às vésperas da mostra, o amigo Antonio Coelho de Freitas realiza o que Redó imaginou: “Eu e a equipe do escritório vamos implantar o projeto, totalmente pensado por ele, como uma homenagem”, conta Antonio. Assim, o espaço – ao contrário do estilo mais clássico que caracterizou a carreira de Redó – será supermoderno, colorido, um local de relax, com muito verde e cores nos móveis.

 

REDO

Via: delas.ig

 

CARMEN MOURO – HALL DE ENTRADA E HALL DE SAÍDA

Os espaços ganharam um mix de projetos de decoração, paisagismo e arquitetura. A arquiteta e paisagista priorizou as áreas de circulação como num pequeno boulevard e utilizou as áreas livres nas paredes para colocar painéis de plantas vivas. “Criamos um ambiente natural ao mesmo tempo sofisticado e bucólico”, descreve Carmen Mouro.

 

cc12

Via: clickinteriores

 

EDGARD OCTAVIO – LIVRARIA

A inspiração para o projeto veio de uma coleção antiga (anos 70) de desenhos de máscaras bem coloridas de origem francesa, achada pelo arquiteto na feirinha de antiguidades da Praça XV. “Verdadeiras relíquias, quase sendo jogadas no lixo”, diz Edgard. Na Livraria, elas ganharam lugar de destaque, cobrem todo o rodateto do espaço.

 

LIVRARIA

Via: vidaeestilo

 

ROSANE SERVINO E JULIENE ASSED – HOME OFFICE DA FAMÍLIA

É um espaço multiuso. Abriga um ambiente de trabalho, um de integração com a família, outro de relaxamento e uma área de fitness. O projeto foi inspirado na mãe contemporânea, que opta por trabalhar em casa para participar mais ativamente da vida escolar e social dos filhos.

 

cc15

Via: clickinteriores

 

LUIZ FERNANDO GRABOWSKY – LOFT COM VARANDA

O loft de Grabowsky tem duas características: é um dos poucos espaços de moradia do evento deste ano que não tem uma parede toda de vidro. Em compensação, abriga uma varanda. Por isso, o arquiteto criou um projeto todo voltado para a abertura de luz que vem desta varandinha, onde há uma mesa para refeições e bate-papo ao ar livre.

 

cc16

Via: clickinteriores

 

cc17

Via: clickinteriores

 

ANDREA DUARTE E ANNA MALTA – SALA DE JOGOS RETROMANIA

A sala de jogos é uma área multiuso, projetada para todas as idades. Dos 8 aos 80, literalmente. “O espaço acolhe teens, jovens famílias que querem interagir, mulheres que gostam de um carteado e todos os que curtem jogos retrôs e games mais avançados”, descreve Andrea Duarte. Um ambiente acolhedor que tem o que as pessoas precisam para se divertir e relaxar: televisão e mesas de jogos, claro, e também copa para lanches, adega e um espaço de leitura e descanso.

 

cc18

Via: clickinteriores

 

PAOLA RIBEIRO – O LOFT

É um loft de 100m2 com uma pegada urbana e contemporânea. O pé direito altíssimo foi preservado e as lajes estão todas aparentes. O espaço, que tem salas de estar e jantar, cozinha e suíte, é todo aberto. Existem apenas duas divisórias, bem discretas. Painéis pivotantes separam o hall do resto da casa e uma estante em madeira (criação da arquiteta), repleta de livros, divide o living do quarto de casal. “Minha ideia foi mostrar uma forma cosmopolita de morar, um ambiente integrado, bonito, confortável e funcional. Um projeto real e possível, que fazemos no dia-a-dia do escritório para os nossos clientes”, diz Paola Ribeiro.

 

cc181

Via: clickinteriores

 

cc183

Via: clickinteriores

 

cc184

Via: clickinteriores

 

PALOMA YAMAGATA E BRUNO RANGEL – LOFT 212

Paloma Yamagata e Bruno Rangel preservaram a estrutura existente, deixando laje e tubulações aparentes. O Loft, de 80 m2, com cara de galpão, tem até uma garagem que abriga um Smart, da Mercedez-Bens, e um container, onde fica o quarto e o banheiro. O espaço, que tem ainda cozinha, sala de jantar e living integrados, foi criado para uma pessoa descolada e de vida agitada, que está sempre recebendo amigos e clientes em casa.

 

cc191

Via: clickinteriores

 

cc192

Via: clickinteriores

 

BRUNO CARVALHO E CAMILA AVELAR – ESTAR COM CINEMA

Os arquitetos criaram um espaço de convivência para famílias cosmopolitas, amantes da arte, do design e da tecnologia. Com 68m2, a sala abriga uma área de estar, com um sofá de 4 metros e muitos móveis de designers brasileiros reconhecidos internacionalmente, como Zanini de Zanine, Sérgio Rodrigues e Marcus Ferreira. Em destaque, lindas peças do antiquário Arnaldo Danemberg, como um gaveteiro português do século XIX, uma escada de ferro e uma mesa de apoio de 3 metros.

 

cc20

Via: clickinteriores

 

PAULA NEDER – ESTÚDIO PN PARA LINA BO BARDI

O projeto tirou partido da linda vista por trás de um grande pano de vidro e do pé direito alto com laje nervurada aparente. “Quando entrei no espaço vazio o que logo me veio à mente foi a Casa de Vidro da Lina Bo Bardi, que é uma referência modernista muito importante e que adoro.” diz Paula.

 

cc193

Via: clickinteriores

 

cc194

Via: clickinteriores

 

ROBERTA MOURA, PAULA FARIA E LUCIANA MAMBRINI – ESTÚDIO A

A mesa de jantar pode servir para trabalho. A cama é lugar de dormir e, por que não?, sentar para receber uma visita. As tubulações são aparentes e, aparentemente, inacabadas. Em destaque total, a enorme estante (4,50m de largura por 3,00 de altura) com fundo de espelho e prateleiras em lâminas finíssimas em ferro, desenho especial do designer Jader Almeida para a Casa Cor Rio.

 

cc211

VIA: Clickinteriores

 

cc212

Via: clickinteriores

 

MÁRIO SANTOS – LOFT DO ARTWORK HUNTER

O Loft do Artwork Hunter é um exemplo fiel de uma moradia ou estadia num Open concept house. Pé direito alto valorizado. Paredes com textura de tijolos pintados de bege. Detalhes em metal e aço corten contribuem para a sensação de se estar num galpão. Mais precisamente, um daqueles armazéns industriais convertidos em habitação nos bairros do SoHo e Tribeca, na Nova Iorque dos anos 50.

 

cc22

Via: clickinteriores

 

TATIANA LOPES E TATIANA MENDES – CAVE ROOM

Um apaixonado por vinhos. E um espaço totalmente voltado para eles. Assim a dupla Tatiana Lopes e Tatiana Mendes descreve a Cave room, uma “gruta de pedra” inteiramente dedicada ao prazer de ter, guardar, degustar e compartilhar um bom vinho.

 

cc24

Via: clickinteriores

 

CACO BORGES – APARTAMENTO GÁVEA-BROOKLYN

O projeto é inspirado no estilo de vida do músico Vinícius Cantuária, amigo do arquiteto, que mantém apartamentos no Rio e em Nova York. “Também quis mostrar que esse espaço poderia estar em qualquer grande cidade”, conta Caco Borges sobre sua 21a participação na Casa Cor Rio.

 

cc23

Via: clickinteriores

 

CARLOS CARVALHO E RODRIGO BEZE – #HASHTAG_ROOM

#espaçobacana! A dupla Carlos Carvalho e Rodrigo Beze, sócios no Studio Ro+Ca, criou um ambiente supermoderno, urbano e interativo, batizado de #hashtag_ room: como diz o nome, é um lugar para interagir com o visitante da Casa Cor.

 

cc25

Via: clickinteriores

 

NO ROOFTOP

 

GUILHERME PORTUGAL E KARYNE LIMA – BALCONY INSPIRATION

O nome já diz tudo: Balcony Inspiration. Os paisagistas Guilherme Portugal e Karyne Lima trazem um novo conceito de jardins verticais, e de como eles podem integrar, de forma criativa, grandes e pequenos espaços.

 

cc27

Via: clickinteriores

 

CRISTINA CÔRTES – RESTAURANTE CASA COR

Instalado no rooftop do evento, o restaurante tem vista para a Pedra da Gávea e a Lagoa de Marapendi. Um pórtico revestido em alumínio composto e uma imponente porta pivotante de vidro preto marcam a entrada do ambiente.

 

RESTAURANTE CC

Via: vidaeestilo

 

ANNA LUÍZA ROTHIER – ROOFTOP GARDEN

O Rooftop Garden é um jardim simétrico com três espelhos d ́água bem grandes, cercados de verde por todos os lados. Muitas palmeiras pontuam as jardineiras e as plantas rasteiras que, através do vidro do guarda-corpo, se confundem com a paisagem do lado de fora, emoldurada pelas lagoas da Barra e a Pedra da Gávea.

 

cc28

VIA:clickinteriores

 

PAULA COSTA – WINE BAR

Com 68m2, o Wine Bar fica no rooftop e tem vista privilegiada para a Barra da Tijuca. A inspiração foram os bares europeus, com pequenos lounges integrados que dão um ar bem acolhedor ao ambiente.

 

cc29

Via: clickinteriores

 

GISELE TARANTO – LOFT TROPICAL DECA

A arquiteta projetou um loft dentro de um “pavilhão tropical” localizado no rooftop, com vista privilegiada da Lagoa da Tijuca e Pedra da Gávea. Com suíte, sala e cozinha, o espaço tem paredes ocas de drywall da Placo cheias de orifícios por onde o público pode olhar os lançamentos da Deca.

 

cc291

Via: clickinteriores

 

cc292

Via: clickinteriores

 

DECA

Via: vidaeestilo

 

RAPHAEL COSTA BASTOS E PRISCILA BOLDRINI – EMPORIUM ORGÂNICO

O projeto foi inspirado no conceito do Lapinha Spa, que faz sucesso desde 1972, e de onde vêm os produtos que serão vendidos no Emporium Orgânico. “Nossa ideia foi mesmo seguir a linha do spa, um espaço que inspire tranquilidade cheio de comidinhas saudáveis”, conta o arquiteto e paisagista Costa Bastos.

 

ORGANICO

Via: clickinteriores

 

CLAUDIO PEDALINO E SUZI BARRETO – MIRANTE DO ENCONTRO

A paisagem foi o ponto de partida do projeto. A ideia da dupla de paisagistas, donos da Landscape Jardins, foi valorizar a vista, por si só maravilhosa. Assim, os dois usaram e abusaram de diferentes tons de verde nas folhagens, do marrom acinzentado da madeira, do vermelho, presente nos tijolos, e do acinzentado das pedras malucas, um tipo de seixo (fragmento de rocha) vulcânico.

 

CLAUDIO

Via: vidaeestilo

 

PEDRO PARANAGUÁ – TOD’S ARMAZÉM TODESCHINI

Espaço gourmet? Que nada… melhor chamar de Armazém. “Chique, elegante, mas um bom armazém cheio de bom humor e originalidade”, conta Pedro Paranaguá sobre seu projeto: o Tod’s, um ambiente supercharmoso pensado para a marca Todeschini.

 

PEDRO

VIA: vidaeestilo

 

THONI LITSZ – JOALHERIA

Um espaço de bom gosto, elegante, com uma pegada clássica e um toque contemporâneo. Assim Thoni Litsz define a Joalheria, um espaço para unir arquitetura e arte.

 

TONI

Via: vidaeestilo

 

DUDA PORTO – GROU

Duda Porto está lançando na Casa Cor Rio 2014 um conceito totalmente novo de morar, construir e projetar. Uma casa feita em módulos que chegam prontos da fábrica e são implantados no terreno. Uma casa limpa, sustentável, que dispensa obras e pode ser transportada para qualquer lugar.

 

DUDA

Via: vidaeestilo

 

DUDA2

Via: clickinteriores

 

DUDA3

Via: clickinteriores

CASA COR RIO 2014

CasaShopping – Avenida Ayrton Senna, 2150 blocos O/P – Barra da Tijuca de 29 de outubro a 7 de dezembro de 2014
3a a sábado (inclusive feriados), das 12h às 22h; domingo, das 12h às 20h

INGRESSOS
Terça a sexta-feira: R$ 40,00
Sábado e domingo (inclusive feriados): R$ 50,00 Passaporte válido para todos os dias da mostra: R$ 80,00

Revista: R$ 20,00
Mais Informações: 21 2512 2411

 





Tags

Mais sobre Feiras/Mostras

Mais sobre Pelo Mundo

Publicidade

No Banner to display