Click Interiores

Contato
Projetos Click Interiores

Um Giro pela Casa Cor SP 2016

Por Tiana Meggiolaro
sexta-feira, 27 de maio de 2016.
Em Feiras/Mostras, Pelo Mundo


Publicidade


Publicidade


Publicidade

A Casa Cor SP inaugurou no último dia 17, e o Click foi convidado para conferir. Adoramos!

Fomos recebidas pelo Pedro Ariel Santana, um dos curadores da mostra, que fez um tour completo conosco, contando detalhes e curiosidades de cada espaço.  A Casa Cor está linda,  com um mix fantástico de profissionais do Brasil todo, mostrando  estilos variados.

Para comemorar os 30 anos de CASA COR São Paulo, o Comitê Curador reuniu um elenco de profissionais consagrados, como Roberto Migotto, David Bastos, Dado Castello Branco, Guilherme Torres e Pedro Lázaro. O evento marca ainda o retorno de outros dois grandes nomes: João Armentano e Alex Hanazaki, paisagista responsável pelo jardim de entrada da CASA COR São Paulo. O Rio de Janeiro está super bem representado pelos queridos Paola Ribeiro, Paloma Yamagata e a dupla Fábio Bouillet e Rodrigo Jorge.  Nesta edição comemorativa, a Casa Cor convida os arquitetos, designers e paisagistas a pensarem a casa como espaço de celebração da vida.

Este ano, uma grande novidade: a utilização do prédio do Ambulatório do Jockey. Construído no início do século 20 pelo arquiteto francês Henri Paul Pierre Sajous, o prédio será restaurado para uso da CASA COR e, a partir de 2017, será entregue para uso do Jockey Club, reafirmando o compromisso com a valorização do patrimônio histórico – uma das missões da mostra.

Um super programa para o feriado !

 

CASA COR SP

Período: de 17 de maio a 10 de julho

Horário: Terça a quinta, das 12h às 21h Sexta, sábado e feriados, das 12h às 21h30 Domingo, das 12h às 20h

Local: Jockey Club de São Paulo
Endereço: Avenida Lineu de Paula Machado, no 775 – Cidade Jardim

 

Vamos fazer um giro por alguns espaços :

Praça Eliane - Alex Hanazaki                                                                                                                        O arquiteto paisagista Alex Hanazaki apresenta um conceito paisagístico atemporal na criação da Praça Eliane. No espaço de mais de 450 m2, é possível ver um jardim flutuante composto pelos elementos naturais água e fogo e diversas espécies de plantas, com produtos especialmente criados pelo profissional em parceria com a marca Eliane Revestimentos, como porcelanatos, revestimentos e seixos com aspecto fosco. O brise criado com vários tipos de porcelanatos tem um efeito plástico incrível !

 

AlexHanazaki

via : casacor

 

Living e Jardim de Inverno - Dado Castello Branco
Nesta edição, o Living e o Jardim de Inverno trazem a assinatura de Dado, que dividiu os 120 m2 em dois ambientes em espaços com multifunções, já que há no Living uma biblioteca com escrivaninha e um espaço de leitura com café, que oferecem momentos de relaxamento no terraço. A ideia é priorizar o conforto e o bem-estar, e para isso foi utilizada uma paleta de cores que trouxesse sobriedade e tranquilidade, com tons de bege, branco e cinza. A presença de luz natural também é bastante aproveitada no espaço. O arquiteto imprime o seu estilo misturando brilhantemente o mobiliário que vai do moderno ao contemporâneo.

 

DadoCasteloBranco

via : casacor

 

Tributo aos 30 - Roberto Migotto
O living glamouroso e elegante com ares de biblioteca é assinado por Roberto Migotto, que comemora, assim como a CASA COR, 30 anos de carreira. Por isso, o nome do espaço também remete à década de 1930, tempo do designer francês Jean- Michel Frank. Junto do sócio Ricardo Minelli, Migotto desenvolveu um ambiente contemporâneo e relaxante, com a maioria dos móveis sendo composta por peças da sua nova coleção, lançada nesta edição da mostra.

 

RobertoMigoto

via : casacor

 

Estúdio Jabuticaba - Nildo José
O protagonista desse loft de 43 m2 é um banco multifuncional de concreto que percorre todo o perímetro do espaço. Ao entrar, serve como chapelaria, depois, como aparador, prateleira, banco da mesa de jantar e apoio de lenha da lareira. A paleta de cor varia entre o cinza, o rosé, o preto e o nude da madeira canadense, que vai do piso sem rodapés até a metade da parede, dando a sensação de continuidade e amplitude. O nome escolhido para o ambiente é em homenagem a um exemplar da jabuticabeira suspensa por cabos de aço e envolvida pela técnica japonesa chamada kokedama. Simplesmente sensacional !

 

NildoJose

via : casacor

 

Sala do Apartamento - Tenório
A inspiração desse ambiente veio das fotos da fotógrafa americana Francesca Woodman. A sala de estar do arquiteto conta com paredes e piso originais do Jockey Club, no seu estado original. O descascado da parede foi apenas limpo e serviu de base para uma eclética decoração, que traz mobiliário italiano, peças de desenho autoral de Tenório e obras de arte, além de um painel de jacarandá.

 

Tenorio

via : casacor

 

Living da Praia - David Bastos
Com um clima leve, aconchegante e com espaços amplos que proporcionam o merecido descanso, David Bastos criou uma atmosfera arquitetônica atemporal, harmonizando características do estilo contemporâneo com a rusticidade, elegância e conforto da madeira nobre, que reveste as paredes e está presente nas peças e nos detalhes que pontuam a concepção. A areia da praia está presente na tabeira do piso. A sala de convivência de 55 m2 possui três ambientes integrados, sendo um apoio de bar, uma varanda e um living, que fazem alusão aos momentos de interação, descontração e lazer.

 

DavidBastos

via : casacor

 

Estúdio do Casal - Clarisse Reade
O ambiente de 30 m2 foi criado com clima aconchegante para funcionar como um refúgio do casal, um ambiente privado onde eles podem trabalhar, ler e receber amigos íntimos para um bate-papo. O casal é apreciador de arte e literatura, o que é refletido pela estante alta com muitos livros e as paredes repletas de obras. O tom azul-escuro das paredes traz aconchego ao ambiente e o uso de poucos pontos de iluminação no teto e maior utilização de luminárias soltas completam o cliente. A ideia de pintar a estante com a mesma cor da parede é para ela se camuflar e assim ressaltar os livros e objetos, que contam a história do casal e que foram adquiridos pela vida afora.

 

 

ClarisseRead

via : casacor

 

Terraço Gourmet - Joana Requião
O espaço, inspirado em casas de campo, de 56 m2, traz uma proposta elegante e acolhedora que desconstrói o conceito tradicional de terraços e varandas. O projeto propõe a utilização do ambiente como uma extensão do living. A arquiteta optou por uma decoração contemporânea, sofisticada e com móveis de design high end, como poltronas de Lina Bo Bardi, Jorge Zalszupin e Oscar Niemeyer. Joana desenvolveu uma mesa de latão dourado em parceria com o estúdio Amado. O paisagismo exuberante é assinado pelo Studio Externo e conta com uma parede de rocha que faz um contraponto rústico com a sofisticação do mobiliário e revestimentos. A iluminação e ventilação naturais foram valorizadas através da utilização de vidro transparente em toda a extensão do teto e janelas móveis de brise, de madeira envernizada em tom café. A paleta de cores ainda mescla dois tons neutros, o bege e o cinza.

 

JoanaRequiao

via : casacor

 

Cozinha Gourmet Todeschini - Guilherme Torres
Em sua terceira participação na CASA COR São Paulo, Guilherme Torres antecipa o futuro da cozinha como espaço de convivência mais elementar da casa num ambiente onde os elementos fogo e gelo cedem lugar à tecnologia da indução – e ao design da emoção. A comedoria doméstica será o espaço da casa que mais apresentará inovações na próxima década.

 

GuilhermeTorres

via : casacor

 

Espaço Deca - Marina Linhares
O Espaço Deca conta com uma área de 200 m2, dividido em sete ambientes: suíte master, banheiro, área de exposição, living, sala de jantar, gourmet e varanda. Possui dois espaços funcionais, a área gourmet e o banheiro. O projeto destaca as novidades em misturadores Deca, que imprimem uma atmosfera contemporânea, com referências históricas da Bauhaus, criando uma relação íntima com a arquitetura. No projeto de Marina, tais referências podem ser conferidas por meio das linhas retas e pelo uso de grandes vãos, além de obras de arte e da ligação com a marcenaria e itens pré-fabricados.

 

MarinaLinhares

via : casacor

 

Casa com Garagem Renault - Ana Maria Vieira Santos
Para esta edição da CASA COR, Ana Maria Vieira Santos mostra sua assinatura na Casa com Garagem Renault. Cheio de espaços amplos regados à luz natural, o projeto de 160 m2, com jardins e um toque contemporâneo, evidencia a inconfundível atmosfera acolhedora e elegante da profissional.

 

AnaMariaVieiraSantos

via : casacor

 

Experiência Ornare - João Armentano
Completando 30, a Ornare – referência em armários e móveis de alto padrão para cozinha, sala de banho, home theater e closet, há 30 anos no Brasil e há dez anos nos Estados Unidos – tem seu espaço com 200 m2 assinado pelo arquiteto João Armentano. Interação é a palavra-chave nesse moderno apartamento. As paredes, revestidas com painéis de madeira da Ornare, também abrigam móveis camuflados, como os armários da cozinha, as estantes da sala de jantar e a mesa do home office – no piso, a escolha foi pela pedra dekton. Para manter a mesma fluidez nos espaços íntimos, não há separação entre quarto e closet e o piso de madeira se estende também ao banheiro, enquanto o pé-direito mais baixo cria uma atmosfera acolhedora.

 

JoaoArmentano

via : casacor

 

Vagão de Trem -  Léo Shehtman
Utilizando um vagão de trem da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, o arquiteto Léo Shehtman projetou um lounge minimalista e funcional. A intenção é que o vagão seja visto como um módulo, permitindo que a construção tenha tempo e custos reduzidos em relação às construções tradicionais, além de contribuir com o meio ambiente, utilizando materiais reciclados que fazem parte do conceito do projeto: recuperar os componentes industriais e explorar soluções construtivas inovadoras. A escolha pelo glamour do estilo ganha peso com o ano de fabricação do veículo (1945) e harmoperfeitamente com a sofisticação de um vagão de trem antigo. Com área total de 40 m2, o ambiente interno é composto por living, sala de banho, sala de almoço e cozinha, todos integrados em um ambiente, sem paredes e divisórias, o que permite aproveitamento máximo da área.

 

LeoShehtman

via : casacor

 

Cozinha Essencial - Marilia Pellegrini
Esse espaço teve inspiração na cozinha dinamarquesa. O uso de madeira, superfícies brancas, muita luz natural (nesse caso simulada atrávés de um backlight) e um desenho minimalista, unidos ao conceito da “cozinha de conversação”,  traduzido da palavra “cozinha” para os povos escandinavos, resultou num espaço versátil, funcional e sem muitos elementos, contendo o estritamente necessário para o uso de uma cozinha e uma lavanderia na casa nos tempos atuais.

 

MariliaPellegrini

via : casacor

 

Nossos cariocas na Casa Cor SP :

Loft do Campo - Paola Ribeiro
O loft requer um casal com muita intimidade, já que a única divisória do espaço é de vidro espelhado, que esconde o banheiro. A grande bancada de madeira com laca verde começa como apoio de cooktop, depois se torna mesa de jantar até alcançar a outra ponta, destinada ao home office. Super bem arrumado com objeto campestres, o toque contemporâneo está presente em detalhes como uma luminária de estilo industrial, do designer Jader Almeida.

 

PaolaRibeiro

via : casacor

 

Unidade SHOJI 04 - Yamagata Arquitetura
O trio de profissionais do Yamagata encapsula conceitos como paz, calmaria, design e ergonomia nesse ambiente urbano, atemporal e com forte influência nipônica. A unidade, batizada de Shoji 04, se desenvolve em 84 m2 que remetem aos pequenos e aconchegantes espaços do Japão. Na prática, um grande volume de madeira absorve cozinha, banheiro e quarto, organiza o projeto espacialmente e deixa a luz entrar generosamente, em conexão com os preceitos de sustentabilidade e conexão com a natureza. O mesmo volume parece repousar delicadamente em paralelo a uma grande galeria onde se distribuem as áreas de estar e jantar. Um mix de temperaturas, texturas e percepções: madeira clara, ladrilho hidráulico, mármore e metal. O branco marca presença como cor predominante nas lajes de concreto, elementos industriais e paredes patinadas pela ação do tempo. A curadoria de arte traz a assinatura de Alessandro Sartore, reunindo obras de artistas com prestígio universal, alma e RG carioca.

 

PalomaYamagata

via : casacor

 

Banheiro Unissex 1 - Fábio Bouillet e Rodrigo Jorge
Os arquitetos  Fábio Bouillet e Rodrigo Jorge, à frente da Artis Design +, fazem sua estreia na mostra com o ambiente que ganhou uma apresentação especial nesta edição. O espaço conta com um amplo espelho que reflete o jardim com galhos secos e pedras, aplicado em frente à bancada de mármore, além de contar com cores mais fechadas, como cinza, marrom e preto, e soluções de sustentabilidade nos metais sanitários com duplo fluxo de água, descarga inteligente e sensor de sabonete. O grande detalhe do projeto é a disposição da bancada da pia, que fica solta no espaço.

 

FabioBouilleteRodrigoJorge

via : casacor

 





Tags

Mais sobre Feiras/Mostras

Mais sobre Pelo Mundo

Publicidade

No Banner to display