Click Interiores

Contato
Projetos Click Interiores

6 Erros e Soluções na Sala

Por Bia Mayrinck
quarta-feira, 31 de maio de 2017.
Em Sala, Sala de Estar


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Antes da sua sala ficar bonita, ela tem que ser funcional!

Entender o que você precisa usar na sala é fundamental e o primeiro passo para não errar na hora de decorar. Por exemplo, saber se você quer  ver TV na sala, mesa de jantar para sentar quantas pessoas ou se prefere cores fortes ou um decor mais neutro.

Agora é hora de começar a brincadeira… Tirar as medidas corretas é a primeira coisa a ser feita. Um lay out do espaço com as medidas aproximadas ajuda muito a ter uma base na hora de sair em campo para procurar móveis.

A decoração da sala precisa servir ao estilo de vida de quem mora e não o contrário.

 

1 – MEDIDAS:

ERRO 1: Por exemplo, sair para comprar um sofá na liquidação sem saber as medidas mínimas e máximas que o sofá pode ter ou comprar primeiro um tapete sem nem saber o que vai acontecer na decoração, pode ser a maior roubada!

SOLUÇÃO 1: Ter as medidas escritas para poder aproveitar os móveis com bons preços sem erro. Quanto ao tapete, por favor deixe esse item para o final da lista, ele entra depois de todos os móveis no lugar.

 

sala country living medidas

Via: country living

 

2 – CIRCULAÇÃO:

ERRO 2: Não deixar espaço para uma circulação agradável na sala colocando os móveis muito próximos uns dos outros.

SOLUÇÃO 2: Respeitar medidas mínimas de circulação é importantíssimo! Entre o sofá e a mesa de centro deixe algo entre 45 cm e 60 cm livres.  Lembre que um corredor tem aproximadamente 80 cm o que é mínimo para circulação com conforto então tente deixar algo perto dessa medida em locais de grande tráfego como por exemplo o caminho para cozinha ou a passagem para a varanda.

Uma DICA é ter no mínimo 80 cm entre a parede e a mesa de jantar assim você não esbarra as cadeiras na parede cada vez que entrar o sair da mesa.

 

sala Marina Linhares circul

Via: Marina Linhares

 

3 – DIGA NÃO PARA TENDÊNCIAS:

ERRO 3: Seguir tendências na decoração é um erro, principalmente quando você compra algo que está “na moda” sem nem experimentar ou curtir.

SOLUÇÃO: Siga o que acha confortável !! Por exemplo se a tendência é um sofá bem reto com poucas almofadas mas a sua paixão é se jogar e ver TV, esse sofá NÃO serve para você. Outro exemplo típico, pintar as paredes de cinza é prático e atual mas se você quer as paredes brancas ou prefere um bege clarinho, siga seu coração !

 

sala scandinaviandesignfind tendencia

Via: scandinaviandesignfind

 

4 – MÖVEIS COMBINANDO:

ERRO 4: Comprar moveis em “conjunto” !

SOLUÇÃO 4: Não compre móveis iguais para “combinar”… Não é para ter uma mesa de centro “combinando” com as mesas laterais ou uma mesa de jantar com cadeiras exatamente do mesmo desenho, se desprenda dessa regra antiga e veja que no mercado atualmente existem muitas opções de todos os preços, pesquise em revistas ou em site, COMO O NOSSO, e veja como os arquitetos e designers usam móveis variados no mesmo ambiente. Por exemplo, mesmo que todos os principais móveis da sala sejam de madeira, é bom variar o design das peças para que não fique pesado e pareça que comprou tudo no mesmo lugar!

 

sala ROberta Moura combinando

Via: Roberta Moura, Paula Faria e Luciana Mambrini

 

5 – COR:

ERRO 5: O grande erro na hora de pintar a casa e não testar antes ! Não existe certo ou errado na hora de escolher a tinta, tudo depende do que você gosta de ver. Tem outras maneiras de trazer  cor sem ser nas paredes.

SOLUÇÃO 5: Hoje as tintas são vendidas em pequenos potinhos até menores que 1/4 então fica fácil testar… Não tenha medo de um cinza claro ou um bege claro nas paredes, dá um aconchego na sala. Se amar paredes brancas, tente pintar um delas de cor forte, isso dá um visual legal na sala. Não esqueça que cor pode ser também nas almofadas, no tapete ou em uma peça como por exemplo a poltrona, veja abaixo o projeto de Paola Ribeiro:

 

sala Paola cor

Via: Paola Ribeiro

 

6 – LUZ FRIA:

ERRO 6:  Nada pior do que iluminar uma sala com luz fria azulada! NÃO !!!

SOLUÇÃO 6:  Use lâmpadas de LED amarelas, assim sua sala fica muito mais aconchegante. Uma DICA…se tiver apenas um ponto no teto  e ainda por cima for laje, sem problemas,  use um trilho com spots, assim você precisa apenas de um ponto para alimentar o trilho e fica super bacana !!

Outra dica é abusar da iluminação indireta, ou seja,  use abajures ou luminárias de piso, ficam ótimos e a luz indireta é muito gostosa.

 

sala NOW luz

Via: NOW Arquitetura





Tags

Mais sobre Sala de Estar

Mais sobre Sala

Publicidade

No Banner to display