Click Interiores

Contato
Projetos Click Interiores

Acerte no Tamanho do Tapete

Por Bia Mayrinck
terça-feira, 6 de dezembro de 2016.
Em Dica de Sala, Sala


Publicidade


Publicidade

No Banner to display



Publicidade

No Banner to display

O tamanho do tapete da sala gera sempre uma pequena polêmica, tem a turma que diz que precisa entrar para dentro do sofá pelo menos 30 cm, já outra diz que pode ser menor…Nós não temos uma regra pré estabelecida, depende de proporção e principalmente do tamanho da sua sala, por isso sempre falamos aqui que não existe certo ou errado na decoração de interiores mas sim, proporção e harmonia.

A primeira coisa que aconselhamos aos nossos clientes é deixar o tapete para penúltimo lugar quando estiver decorando uma sala nova, compre primeiro todos os móveis da sala e depois pegue a fita métrica para saber direitinho o espaço que quer preencher com seu tapete. Claro que se tiver um tapete de família você vai decorar pensando nele como objeto principal. Em último lugar são os acessórios e objetos decorativos.

Quando a sala é muito estreita e é preciso passar pela frente do sofá e da TV para circular para outros lugares da casa como varanda ou sala de jantar, o melhor é colocar um tapete que ocupe todo o ambiente, pode ou não entrar alguns centímetros para dentro do sofá mas que vá da ponta do sofá até o outro lado da sala, veja alguns exemplos:

 

tapete pequeno muitochique

Via: muitochique

 

tapete pequeno casa.abril

Via: casa.abril

 

Se você tem mais largura entre seu sofá e a estante em frente ou da TV, pode optar em ter um tapete que entre ou não debaixo do sofá. Veja que o legal é que a largura do tapete seja parecida com a do sofá ou um pouco maior. Olha que graça essas quatro próximas salas que tem o tapete que não está debaixo do sofá:

 

tapete menor OPPA

Via: oppa

 

tapete menor revistacasaejardim2

Via: revistacasaejardim

 

tapete menor elmueble

Via: elmueble

 

TAPETE PEQUENO planete-deco

Via: planete-deco

Se espaço não é seu problema, tente comprar um tapete que ocupe toda a área de conversação da sala, como os sofás, mesa de centro e poltronas que fiquem próximas. O tapete cria um ambiente mais íntimo e delimita o espaço das pessoas sentarem e conversarem. Pode deixar piso aparecendo ao redor, fica ótimo, veja:

 

tapete maior lineart

Via: lineart

 

tapete maior deboraaguiar

Via: deboraaguiar

 

tapete maior arquiteturaeinteriores

Via: arquiteturaeinteriores

 

tapete menor revistacasaejardim

Via: revistacasaejardim

 

tapete maior wixstatic

Via: wixstatic

 

tapete maior paolaribeiro

Via: paolaribeiro

 

tapete maior novogratz

Via: novogratz

 

tapete maior casa.abril

Via: casa.abril

 

tapete maior homedecoratingx

Via: inspiredbycharm

 

Se prestar atenção em todas as imagens vai ver que tem vários tipos de lay out para seu tapete, não fique presa a regra dos 30 cm abaixo do sofá, veja se ele está no mínimo do tamanho do sofá e EXPERIMENTE, essa é a melhor maneira de testa-lo.

Uma dica para quem tem um tapete pequeno herdado ou comprado em uma viagem, por exemplo. Ficou pequeno na frente do sofá ? Coloque um tapete neutro de um tamanho maior por baixo tipo um sisal ou algum outro de cor lisa, você vai ver que o pequeno vai se destacar e ficar super bacana por cima do grande, veja:

 

 

tapete variado tipsmon

Via: tipsmom

 

PAOLA

Via: clickinteriores – Paola Ribeiro

 

Tem dúvidas ? Manda pra gente !!!

 

 





Tags

Mais sobre Dica de Sala

Mais sobre Sala

Publicidade

No Banner to display

  • Fabiano Matias

    Ótima matéria, Bia! Realmente muito esclarecedora, juntamente com os exemplos que você forneceu. Agora, me esclareça um detalhe, por favor. Caso os moradores tenham o hábito de manter os sapatos no hall de entrada do apartamento, acredito que um tapete que cubra toda a área entre o sofá e o rack atrapalhe um pouco a circulação de convidados que prefiram não retirar seus sapatos. Ficaria muito ruim deixar um espaço descoberto para prover a circulação dos convidados e ao mesmo tempo preservar a higiene do tapete? Obrigado! Grande abraço!

    • http://www.clickinteriores.com.br Click Interiores

      Oi Fabiano, pode sim, como sempre falamos regras existem para serem quebradas, veja a foto da Revista Casa e Jardim, com uma moça de vestido rosa, o tapete dela é bem menor do que o espaço, fica literalmente abaixo da mesa de centro. Desse jeito você cria um espaço para seus convidados transitarem…outra dica é ter uma cesta linda na entrada da casa e convidar seus convidados a retirar os sapatos !! Beijos

  • Mônica Logrado

    Gostei muito da matéria, no entanto tenho uma dúvida com relação a dimensão do tapete quando o rack é suspenso. Nesse caso, o tapete fica abaixo do rack ou pode ficar um espaço descoberto embaixo do rack? Agradeço desde já a atenção!

    • Click Interiores

      com certeza o tapete para um pouco antes do rack, mesmo ele sendo suspenso !!

  • Ivany Mello

    Meu sofá é grande (3,60m) e minha sala é estreita (1,60, do sofá ao rack, que também ocupa toda a parede oposta). Como usar tapete, nesse caso?

    • Click Interiores

      Olá Ivany, tudo bem !! Realmente o espaço é muito estreito se for colocar um tapete, deve colocar em toda área de 1,20 até o rack…como vc tem um sofá muito grande e pesado, eu não colocaria o tapete entrando para dentro do sofá porque vai ficar difícil para limpar. colocaria um tapete da largura do sofá x 1,00 m, assim ele não fica “entalado” entre o sofá e o rack e fica fácil para tirar e limpar o piso e o tapete. bjs